quinta-feira, 31 de março de 2011

Problema 113 - Resolvido - Matemática

Supondo-se que 20 fiscais da CPPSS, trabalhando 8 horas por dia, levam 20 dias para executar um determinado tipo de fiscalização, o esperado é que o número de fiscais necessários para executar a mesma tarefa em 10 dias,  trabalhando 10 horas por dia, seja:
a)18      
b)24      
c)32      
d)36       
e) 40

Problema 112 - Resolvido - Matemática

Um granjeiro tem ração para alimentar 32 galinhas durante 22 dias. Após 4 dias, resolve comprar mais 4 galinhas. Quanto tempo durarão as provisões se a ração de cada galinha não for diminuída?
a) 16 dias    
b) 12 dias    
c) 15 dias    
d) 18 dias    
e) 22 dias

Problema 111 - Resolvido - Matemática

Trabalhando 8 horas por dia, os 2 500 operários de uma indústria automobilística produzem 500 veículos em 30 dias. Quantos dias serão necessários para que 1200 operários produzam 450 veículos, trabalhando 10 horas por dia?
a) 45    
b) 50    
c) 55    
d) 60    
e) 65

quarta-feira, 30 de março de 2011

Problema 110 - Resolvido - Matemática

12 operários fazem um serviço em 40 dias. Em quantos dias 15 operários farão o mesmo serviço?
Solução

Temos que as variáveis são Operários e dias. Quanto mais operários trabalham menos dias serão necessários para terminá-lo. Temos então que o sentido das variáveis é oposto. Logo escolha um sentido para cada variável.

Problema 109 - Resolvido - Matemática

12 operários fizeram 30 metros de um muro. Quantos operários, nas mesmas condições, farão 45 metros do mesmo muro?
Solução

            Para obter a solução do problema devemos primeiramente descobrir quais são as variáveis envolvidas no contexto. É fácil observar que as variáveis são operários e metros do muro.

Temos então que: quanto mais (menos) metros de muro tiverem que ser construídos, mais (menos) operários serão necessários. Isto é quanto mais cresce (ou diminui) a variável metros do muro mais cresce (ou diminui) a variável operários. Portanto quanto maior for o muro mais operários serão necessários. Sendo assim vemos que as duas variáveis tem o mesmo sentido. Neste caso, já que possuem o mesmo sentido, fixamos um sentido para a variável que possui a incógnita (veja a figura), e como possuem o mesmo sentido repetimos o sinal da figura.


Telepresenciais atraem docentes de universidades

Telepresenciais atraem docentes de universidades

Entre as vantagens estão maiores salários e mais visibilidade, já que o professor dá aula para alunos espalhados por todo o País

28 de março de 2011 | 0h 00Emai: Ocimara Balmant, Especial para o Estado - O Estado de S.Paulo

Ao aviso de que as câmeras estão ligadas, Rogério Sanches Cunha olha para as lentes e "enxerga" 10 mil alunos espalhados por mais de 400 cidades do País. Nas próximas três horas, sua missão é fazer com que esses "concurseiros" aprendam mais um capítulo de Direito Penal. Enquanto Cunha fala em São Paulo, salas lotadas o assistem pelo telão, de Curitiba a Manaus.
JB Neto/AE
JB Neto/AE
Darlan Barroso diz que é difícil arrumar docente hábil para lidar com câmeras
"Não pestanejei na primeira oportunidade que tive de ir para o telepresencial", diz ele, que trocou as aulas em uma universidade de Campinas para se dedicar ao ensino a distância em cursos preparatórios para concursos públicos.
Cunha não é exceção. O crescimento dos cursos via satélite abriu um novo nicho para professores. Em todo o País, há cerca de mil unidades com mais de 250 mil alunos. Só a Rede de Ensino LFG, a maior do Brasil e onde Cunha trabalha, tem 400 pontos.
O pacote de benefícios é atraente. Enquanto a hora/aula de um mestre em uma faculdade gira em torno de R$ 30 e nos cursos presenciais aumenta para R$ 100, no ensino telepresencial chega a R$ 500.
"Muitas vezes, o aluno compra o professor, não o curso. Faz sentido o valorizarmos", afirma Fernando Castellani, da coordenação pedagógica do Damásio. O curso tem cerca de 20 mil alunos telepresenciais e cresceu 75% em 2010.
Segundo a diretora executiva da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Maria Thereza Sombra,um terço dos cursos já oferece a modalidade a distância. "É um mercado muito rentável. O número de alunos cresce absurdamente e, faturando mais, o curso paga mais aos professores."
Além da remuneração, a modalidade oferece mais visibilidade. Como fica conhecido no País todo, o professor é convidado para palestras e fideliza o público consumidor de seus livros.
Uma terceira vantagem é a entrada de docentes desconhecidos no circuito. "Antes, os professores famosos eram todos do Sudeste. O telepresencial possibilita que gente do Brasil todo dê aula para a mesma turma", diz Ricardo Ferreira, autor do Manual dos Concurseiros e idealizador da Feira do Concurso.
"O telepresencial é quase como uma progressão na carreira do professor", afirma Nathália Masson, professora de Direito Constitucional do Praetorium. Aos 28 anos, ela é a professora mais jovem do curso, que tem sede em Belo Horizonte. Começou no sistema quando tinha 24 anos e não pretende sair.
Toda semana, Nathália ministra cerca de 20 aulas a distância. "É comum eu gravar pela manhã e à noite. Às vezes, até à tarde. Falo para muita gente em um dia só. Quando digo boa noite, falo boa noite para mil alunos."
A superexposição, apesar de bem remunerada, exige do corpo e da cabeça, dizem os professores. "Minha preocupação com cem alunos é uma. Com mil, é dez vezes maior", diz Nathália. "Tenho de manter a atenção com o foco da câmera e também com a organização e o enquadramento da matéria no quadro."
Mercado disputado. Os altos salários e a oportunidade de se destacar provocam um aumento da procura. Nos processos seletivos, não faltam inscritos. A concorrência chega a ser de 15 candidatos por vaga. "Muitos querem, mas não temos muitos habilitados", diz Darlan Barroso, que dá aulas e coordena os cursos preparatórios para OAB na LFG. "O que vemos são pessoas com dom, mas que precisam ser lapidadas com técnicas de postura e exercícios de voz, por exemplo."
Só escapa da concorrência quem leciona disciplinas que entraram recentemente na bibliografia dos concursos públicos, como arquivologia e filosofia do direito. "Para essas matérias, por enquanto, chegam a sobrar vagas", afirma Ricardo Ferreira, da Feira do Concurso.
E o leque tem aumentado. Até carreiras mais tradicionais, como Medicina, já começaram a tatear nesse terreno. O curso SJT, que oferece aulas preparatórias para quem vai prestar residência médica, começou a gravar, editar e vender seu conteúdo. A modalidade já tem mil alunos e a expectativa é que a procura aumente 30% neste ano. Nos dias em que a aula é gravada, a remuneração do professor cresce 20%.
Falta espaço. Nas carreiras mais tradicionais nos concursos públicos, como as jurídicas e fiscais, parte dos interessados em lecionar é gente com bastante experiência em aulas preparatórias para concursos que ficou sem emprego exatamente por conta dessa tecnologia.
É que, com a difusão da transmissão via satélite, os cursos presenciais perderam espaço. É comum concurseiros que moram no interior ou fora do eixo São Paulo-Rio de Janeiro abandonarem seus cursos locais e se matricularem nos oferecidos pelas grandes franquias.
O resultado é um mercado que paga bem para quem consegue espaço, mas que economiza no número de profissionais necessários. O promotor de Justiça Gustavo Gazzola, por exemplo, lecionava em dois cursos preparatórios no interior de São Paulo. Com a chegada dos telepresenciais, um fechou e o outro se tornou unidade do Damásio.
"Para o professor que só trabalhava lá, significou desemprego", diz ele. Gazzola chegou a dar algumas aulas como professor convidado da Rede LFG, mas optou por aumentar sua carga horária nas universidades onde lecionava.
Apesar do aumento do interesse dos docentes, há muitos professores que consideram que ministrar aulas em universidade traz mais prestígio acadêmico. Segundo eles, escrever um livro direcionado a concurseiros, por exemplo, pode prejudicar o reconhecimento na academia.
PARA ENTENDER
Aula ao vivo pode alcançar 10 mil alunos
Normalmente, o professor ministra uma aula durante três horas em um estúdio vazio ou com alguns alunos. Na maioria das vezes, essa aula é veiculada ao vivo, em telões instalados em unidades de todo o País. Há casos em que 10 mil alunos assistem ao mesmo conteúdo simultaneamente. Ao vivo, os concurseiros enviam perguntas por e-mail. É comum o docente responder citando o nome do aluno, uma forma de prender a atenção e criar proximidade com o público.

Problema 108 - Resolvido - Matemática

Escrevi a seguinte seqüência 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11,12, 13, ..., 2009. Então o número de algarismos escrito foi:
a) 2700
b) 3025
c) 6312
d) 6925
e) 6929
Solução
De 1 até 9 à 9 números à 9 algarismos
De 10 até 99 à 90 números de dois algarismos à 180 algarismos
De 100 até 999 à 900 números de três algarismos à 2700 algarismos
De 1000 até 2009 à 1010 números de quatro algarismos à 4040 algarismos
Total à 6.929 algarismos
Resposta: E

PROVA DO TRF 1ª REGIÃO 2011 RESOLVIDA - MATEMÁTICA E LÓGICA

Problema 107 - Matemática - Questão de algarismos

Multiplicando-se um número inteiro N por 9 obtém-se um número cujos algarismos das centenas, das dezenas e das unidades são, respectivamente, 6, 4, e 3. Sabendo que N tem três algarismos, é correto afirmar que N é um número
a) menor que 500.
b) primo.
c) divisível por 3.
d) quadrado perfeito.
e) múltiplo de 7.
Solução
Resposta: C

terça-feira, 29 de março de 2011

Problema 106 - Matemática -Questão de dízima periódica.

Sejam x e y números reais dados por suas representações decimais
x =0,111...
y = 0,999...
Pode-se afirmar que:
a) x + y = 1
b) x - y = 8 / 9
c) xy = 0,9
d) 1 / ( x + y ) = 0,9
e) xy = 1
Solução

ECO SIMULADO CORREIOS 2011 - Alguém se interessa?

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Olá amigos do ECO fórum, como andam os estudos para o CONCURSO DOS CORREIOS 2011?

A prova se aproxima rapidamente e acreditamos que um simulado antecipado para testar nosso conhecimento seria bom, mas precisamos saber o número de interessados no mesmo pois um simulado dá um bom trabalho para os professores envolvidos e se tiver uma demanda baixa não vale a pena.

Preciso que ponha seu nome aqui neste tópico se você deseja que nossos professores Elaborassem o ECO SIMULADO com 60 questões para os CORREIOS. Sendo 20 de Português, 20 de Matemática e 20 de Informática. Sempre é claro com o Gabarito e todas as 60 questões comentadas.

E então alguém tem interesse que façamos este ECO SIMULADO? 

Basta responder a este tópico dizendo: "Sim, tenho interesse que tenha o ECO SIMULADO para os CORREIOS 2011".

NOTA: Para responder ao tópico há necessidade de ser cadastrado no ECO fórum. Para cadastrar-se clique aqui.

(Outros ECO simulados aqui.)
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ECO fórum
A organização é mais importante que o conhecimento. 

Prroblema 105 - Matemática - Questão de divisão(762).

Ao dividir o número 762 por um número inteiro de dois algarismos, Natanael enganou-se e inverteu a ordem dos dois algarismos. Assim, como resultado, obteve o quociente 13 e o resto 21. Se não tivesse se enganado e efetuasse corretamente a divisão, o quociente e o resto que ele obteria seriam, respectivamente, iguais
a) 1 e 12
b) 8 e 11
c) 10 e 12
d) 11 e 15
e) 12 e 11
Solução

Problema 104 - Matemática - Divisão Inversamente proporcional

Dividir o número 380 em três partes inversamente proporcionais a 2 , 5 e 4 .
a) 80, 125 e 175         b) 100, 80 e 200       c) 200, 80 e 100
d) 80, 130 e 170         e) 130, 150 e 170

Problema 103 - Matemática - DIVISÃO PROPORCIONAL

Dividir o número 150 em duas partes diretamente proporcionais a 3 e 7.
Solução

segunda-feira, 28 de março de 2011

SORTEIO DE LIVRO + DVD DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

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SORTEIO DE LIVRO + DVD DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOSLINK DO MATERIAL QUE SERÁ SORTEADO NO VALOR DE R$ 184,50
Este é um ótimo material para quem quer aprender PORTUGUÊS PARA CONCURSOS. Para inscrever-se no Sorteio basta RESPONDER O tópico do sorteio no ECO fórum manisfestando sua vontade em participar.
Inscrições PRORROGADAS!
DESEJAMOS A TODOS QUE SE INSCREVEREM, UMA BOA SORTE!
NOTA: Para responder ao tópico há necessidade de ser cadastrado no ECO fórum. Para cadastrar-se clique aqui.
INSCRITOS ATÉ O MOMENTO:
0907=Gabriel Bolonha
0132=deiap
0911=phdleo
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0784=kaka
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PARTICIPE, CLIQUE AQUI!
ECO fórum - A organização é mais importante que o conhecimento. 

Problema 102 - Resolvido - MatemáticaDIRETAMENTE PROPORCIONAIS

Se (27, 54, a) é diretamente proporcional a (36, b, 96), então poderemos afirmar que
a) a = b                            b) a < b                 c) a > b 
d) a – b = 15                    e) 4b – 3b = 0
Solução

Dúvida de Aluna - TRF1 -ANAGRAMAS DA PALAVRA PROVA(ORDEM)

Escrevendo-se todos os anagramas da palavra PROVA, em ordem alfabética, qual será a ordem que surgirá a palavra PROVA?

Problema 60 - Resolvido - Lógica

Dizer que “Pedro não é pedreiro ou Paulo é paulista” é, do ponto de vista lógico, o mesmo que dizer que:
a) se Pedro é pedreiro, então Paulo é paulista
b) se Paulo é paulista, então Pedro é pedreiro
c) se Pedro não é pedreiro, então Paulo é paulista
d) se Pedro é pedreiro, então Paulo não é paulista
e) se Pedro não é pedreiro, então Paulo não é paulista
Solução

Resposta: A

Problema 59 - Lógica - Resolvido - Contrapositiva

Sabe-se que se x > 4 então y = 2 . Podemos daí concluir que:

domingo, 27 de março de 2011

Apostilas do Professor Carlos Kappler de Língua Portuguesa

TESTES DA FCC PARA O CONCURSO DO TRE-SP
AS MELHORES QUESTÕES DE GRAMÁTICA COMENTADAS – R$30,00
DIREITO ELEITORAL (534) – R$30,00
DIREITO CONSTITUCIONAL (111) – R$8,00

DIREITO ADMINISTRATIVO (103) – R$8,00

DIREITO PENAL (33) – R$3,00

DIREITO PROCESSUAL PENAL (34) – R$3,00

DIREITO CIVIL (50) – R$5,00

DIREITO PROCESSUAL CIVIL (38) – R$3,00

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (42) – R$3,00

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA (23) – R$3,00

NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS (60) – R$5,00

ARQUIVOLOGIA (243) – R$15,00

INFORMÁTICA (220) – R$12,00

OUTROS MATERIAIS
APOSTILA SOBRE DISSERTAÇÃO (inclui parte teórica, exercícios específicos com gabarito, temas selecionados pelas organizadoras, critérios de avaliação da FCC, CESPE-UNB e ESAF e dissertações bem avaliadas) – R$20,00
REGIMENTO INTERNO DO TRE-SP – R$12,00
LEI 8.112/90 – R$12,00

TEMAS DISSERTATIVOS DA FCC – R$5,00
OBS.: O número entre parênteses indica a quantidade de testes.

CURSO ON-LINE DE DISSERTAÇÃO
Contém parte teórica, 8 (oito) temas selecionados pelo professor ou pelo aluno. Comento toda a parte gramatical, coerência e coesão, nos moldes das principais organizadoras: FCC, CESPE-UNB e ESAF – Valor R$100,00

PEDIDOS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS

ckappler@uol.com.br ou ( 9679-7547

Problema 97 - Resolvido - Matemática


Sabe-se que Julião tem 30 anos de idade e Cosme tem 45 e que ambos são Técnicos Judiciários de uma mesma Unidade do Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região há 6 e 15 anos, respectivamente.

 (TRT – 4ª Região – RS - 2011 – FCC) Suponha que as quantidades de horas extras cumpridas por Julião e Cosme ao longo de certo mês eram diretamente proporcionais aos seus respectivos tempos de serviço no Tribunal. Assim sendo, se, juntos, eles cumpriram o total de 28 horas extras, é correto afirmar que
(A) o número de horas extras cumpridas por Cosme era 62% do de Julião.
(B) Cosme cumpriu 4/7 do total de horas extras.
(C) Julião cumpriu 12 horas extras a menos que Cosme.
(D) Julião cumpriu 8 horas extras a mais do que Cosme.
(E) o número de horas extras cumpridas por Julião era 30% do de Cosme.

sábado, 26 de março de 2011

Problema 101 - Matemática -TRT 22ªREGIÃO – FCC- 2010

(TRT 22ªREGIÃO – FCC- 2010) Em julho de 2010, dois Analistas Judiciários receberam um lote com X licitações para emitir pareceres. No mês seguinte, indagados sobre quantos pareceres de tal lote haviam emitido em julho, eles responderam:
Anabela: "6/11 do total das licitações receberam meu parecer."
Benivaldo: "A quantidade de licitações em que dei meu parecer corresponde a 3/5 do número de pareceres emitidos por Anabela."
Sabendo que cada licitação recebeu o parecer de apenas um desses Analistas e que a soma das quantidades que cada um emitiu era um número compreendido entre 100 e 150, então:
(A) X < 50. (B) 50 < X < 100.(C) 100 < X < 150. (D) 150 < X < 200. (E) X > 200.

Problema 100 - Resolvido - Matemárica - ESAF

(ESAF)Uma estranha clínica veterinária atende apenas cães e gatos. Dos cães hospedados, 90% agem como cães e 10% agem como gatos. Do mesmo modo, dos gatos hospedados 90% agem como gatos e 10% agem como cães. Observou-se que 20% de todos os animais hospedados nessa estranha clínica agem como gatos e que os 80% restantes agem como cães. Sabendo-se que na clínica veterinária estão hospedados 10 gatos, o número de cães hospedados nessa estranha clínica é:
a) 50
b) 10
c) 20
d) 40
e) 70
Solução
Seja C e G o número de cães e gatos respectivamente.
90%C + 10%G = 80% (C + G)
10%C + 90% G = 20% (C + G)
G = 10
Então temos: 9C + 10 = 8 (C + 10) Þ C = 70
Resposta: D
http://professorjoselias.blogspot.com

Problema 99 - Resolvido - Matemárica - FCC

(FCC) Ao escrever todos os números naturais de 1 até n, um estudante observou que escreveu 1002 algarismos. Podemos concluir que o último número escrito (n) foi:
a) 1001
b) 1002
c) 813
d) 370
e) 460
Solução
Para a resolução do problema basta que se faça uma análise dos algarismos escritos:
1,2,3,4,5,6,7,8,9 (total de 9 algarismos escritos)
10,11,12 ...99 (total de 90x2 = 180 algarismos escritos)
100,101,...,199(total de 300 algarismos escritos)
200,201,...,299(total de 300 algarismos escritos)
Temos até agora 789 algarismos, então faltam 1002-789=213 algarismos. Os 213 algarismos formam 213/3 = 71 números. Teremos nesse caso que o último número formado será 299+71 = 370.
300,301,...,370(total de 3 x 71 = 213 algarismos escritos)
Total = 9 + 9 x 20 + 300 + 300 + 213 = 1002 algarismos.
Portanto o último algarismo foi 370.
Resposta: D

sexta-feira, 25 de março de 2011

Problema 98 - Resolvido - Matemática - QUESTÃO XYZ=2001.mp4

Sendo x, y e z inteiros positivos e distintos tais que x.y.z = 2 001, a diferença entre o maior e o menor valor possível de x + y + z, nessa ordem, é
(A) 137. (B) 560. (C) 572. (D) 616. (E) 1 332.


Problema 58 - RESOLVIDO - Questão de Lógica - CESPE.mp4

Se a proposição T é verdadeira e a proposição R é falsa, então a proposição 
 é falsa.

terça-feira, 22 de março de 2011

Prova do TRT 4ª Região - RS - 2011 - Matemática e Raciocínio Lógico Resolvida

Veja a Prova do TRT 4ª Região - RS - 2011 - Matemática e Raciocínio Lógico Resolvida e comentada.

PROBLEMA 56 - RACIOCÍNIO LÓGICO - PROVA RESOLVIDA DO TRT 22ª REGIÃO - PROFESSOR JOSELIAS

(TRT22R-Técnico/2010) Seja XYZ um número inteiro e positivo em que X, Y e Z representam os algarismos das centenas, das dezenas e das unidades, respectivamente. Sabendo que 36 935 ÷ (XYZ) = 83, é correto afirmar que
(A) X = Z
(B) X . Y = 16
(C) Z − Y = 2X
(D) Y = 2X
(E) Z = X + 2
Solução


Resposta: B

sábado, 19 de março de 2011

Problema 57- Matemática e Raciocínio Lógico - PROVA RESOLVIDA DO TRT 22ª REGIÃO PIAUÍ - QUESTÃO 17

(TRT22R-Técnico/2010) Sabe-se que dois Técnicos Judiciários de uma mesma Unidade do TRT – Cora e Durvalino – arquivaram 2/3 do total de documentos de um lote durante o tempo em que trabalharam em conjunto e que os 42 documentos que lá restaram foram arquivados exclusivamente por Durvalino. Considerando que, durante o tempo em que executaram a tarefa juntos, a capacidade operacional de Durvalino foi 75% da de Cora, então, relativamente ao total de documentos do lote, Durvalino arquivou a mais do que Cora:
(A) 30.
(B) 32.
(C) 35.
(D) 42.
(E) 48.
Solução

Resposta:  A

sexta-feira, 18 de março de 2011

Problema 55 - Raciocínio lógico - Probabilidade - 2011

Carlos sabe que Ana e Beatriz estão viajando pela Europa. Com as informações que dispõe, ele estima corretamente que a probabilidade de Ana estar hoje em Paris é 3/7, que a probabilidade de Beatriz estar hoje em Paris é 2/7, e que a probabilidade de ambas, Ana e Beatriz, estarem hoje em Paris é 1/7. Carlos, então, recebe um telefonema de Ana  informando que ela está hoje em Paris. Com a informação recebida pelo telefonema de Ana, Carlos agora estima corretamente que a probabilidade de Beatriz também estar hoje em Paris é igual a
a) 1/7.                 
b) 1/3.                 
c) 2/3.                 
d) 5/7.                 
e) 4/7.
Solução
video
Resposta: B

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