Problema 34 - Lógica resolvido - 2011

Uma proposição é uma afirmação que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas não como ambas. As proposições são simbolizadas por letras maiúsculas do alfabeto, como A, B, C etc., que podem ser conectadas por símbolos lógicos. A expressão AàB é uma proposição lida como “A implica B”, ou “A somente se B”, ou “A é condição suficiente para B”, ou “B é condição necessária para A”, entre outras. A valoração de AàB é F quando A é V e B é F, e nos demais casos é V. A expressão ¬A é uma proposição lida como “não A” e tem valoração V quando A é F, e tem valoração F quando A é V.
            Uma seqüência de 3 proposições da forma A, AàB, B constitui um argumento válido porque sempre que A e AàB, chamadas premissas, tiverem valorações V, então a valoração de B, chamada conclusão, será obrigatoriamente V.
            A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.

34) A proposição “O piloto vencerá a corrida somente se o carro estiver bem preparado” pode ser corretamente lida como “O carro estar bem preparado é condição necessária para que o piloto vença a corrida”.

Comentários

  1. Professor, boa noite!

    Meu nome é Luiz e eu gostaria de tirar uma dúvida sobre esta questão.
    A regra do “Se então” diz que a proposição A é sempre “Suficiente” para B.

    Na questão houve só a mudança de ordem:

    “O piloto vencerá a corrida” = B
    “o carro estiver bem preparado” = A

    Neste caso, não seria A condição suficiente para B?
    Claro que pela lógica, estar bem preparado não garante vencer a corrida, então o “suficiente” não é cabível e sim o “necessário” como mostra o gabarito, mas pensando pela regra, a opção “suficiente”
    não seia a mais indicada?

    Luiz Felipe
    admluizfelipe@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Problema 15 - Lógica - Resolvido - 2011

Problema 16 - Lógica - Resolvido - 2011