g1.gl - Encurtador de URL ou link - Para que serve?

REDUTOR DE URLs
Encurtar é reduzir e é essa a proposta de um "URL shortener" ou encurtador de URls.
Primeiramente o que é uma URL?


Exemplos de URL:
1 - http://g1.gl
2 - http://www.youtube.com/watch?v=atGd2bcsSjU
3 - http://www.50minutos.com.br/blog/image.axd?picture=2010/9/compressao.jpg
4 - http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2011/02/candidato-nao-deve-focar-em-um-so-concurso-diz-especialista.html
Agora imaginemos algumas situações:
  • Quero enviar uma dessas urls para um amigo ver em seu celular: um site, um vídeo, uma foto ou uma matéria na globo.com, como fazer?
    Simples, se a URL for grande como no caso 4 ou 3 você pode encurtá-la e mandar para um amigo. Ele a copiará e colará no navegador, feito isso entrará no link por extenso, o original.
  • O Twitter limita a 140 caracteres e quero postar uma URL grande, como no caso de matérias da globo.bom que sempre tem URLs enormes. Repare na imagem abaixo que no caso de uma URL grande restou apenas 20 caracteres para escrevermos algo. Fora que fica bem deselegante uma URLs dessas, não é mesmo?
  • Outro caso em que se usa uma URL reduzida é para analizarmos a quantidade de cliques que a mesma recebe, isso é especialmente útil para blogueiros que querem saber quais matérias são mais acessadas, quais imagens as pessoas gostaram mais, quais vídeos foram mais chamativos etc etc, tudo isso com o poder do "URL SHORTENER".
  • Podemos também encurtar somente para não ficar aquela URL monstruosa no MSN por exemplo, ou no e-mail etc. Sempre Encurtando a URL acaba ficando melhor.
DICA IMPORTANTE PARA CONCURSEIROS:
As bancas podem começar a cobrar a qualquer momento conceitos de encurtadores em provas pois faz parte de tecnologia de internet.
Testem agora na prática a redução de URLs e espalhem a notícia para seus amigos.
Introduza a URL desejada no campo abaixo e clique em REDUZIR.
Copie a URL reduzida e cole no seu navegador e veja o que acontece. Lembre-se, você pode mandar a URL reduzida para qualquer um e em qualquer lugar na internet, experimente!
Sempre que precisar encurtar uma URL use o g1.gl ou outro encurtador do seu gosto.
Espero que essa dica tenha sido útil.
Abraços do Pantoja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Problema 15 - Lógica - Resolvido - 2011

Problema 16 - Lógica - Resolvido - 2011