12 DICAS PARA APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO

12 DICAS PARA APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO
1. ACREDITE!
Ok, você mal começou a ler e já deu de cara com um clichê. Mas é verdade, não tem como se dedicar e manter motivado até o final se você achar que não vai conseguir. Alguém sempre vai passar!
2. DESENCANE DA CONCORRÊNCIA!
2º clichê, tudo bem. Mas imagine que você está suuuper empolgado, saiu o edital, já começou a ir atrás do material e de repente divulgam a relação: 600 candidatos/vaga (ou 100, ou 20, que seja). Não desanime, o que está ao seu alcance para estar à frente deles é VOCÊ se preparar – e a situação deles, coletivamente, não é diferente.
3. NÃO ECONOMIZE MAIS DO QUE O NECESSÁRIO
Pense em material de estudo como investimento. Vale bem mais a pena comprar um BOM livro a comprar outro desatualizado ou que não serve pra nada. E não são só os livros: assine sites especializados.
4. PEÇA AJUDA A QUEM SABE
Leve o edital para um conhecido da área indicar a bibliografia, não é vergonha não!
5. FOCO NO CONTEÚDO!
O tempo muitas vezes é escasso. Se o assunto for interessante, a tentação de divagar fica grande. Fique sempre com o conteúdo programático em mãos. Vá grifando com um marca-texto os assuntos já estudados.
6. NÃO SE DEIXE DESANIMAR PELOS OUTROS
Tem gente que vai insistir pra você sair bem naquele dia que o estudo está rendendo, outros vão dizer que concurso é uma questão de cartas marcadas...NÃO DÊ OUVIDOS!
7. LAZER E EQUILÍBRIO
Claro que você vai abrir mão de algumas coisas, mas se ficar trancado em casa não vai se manter motivado por muito tempo. Sempre arranje tempo pra uma cervejinha com os amigos e pratique esportes. Tem que ser encontrado o equilíbrio.
8. RESPEITE-SE!
Há dias que não adianta, a matéria não entra de jeito nenhum: dê um tempo, caminhe, tome um banho, cozinhe, tome uma cerveja, converse no MSN. Se não tiver jeito, tire o dia de folga e recomece amanhã. Só não pode virar hábito, isso não pode ser desculpa para não estudar, SEJA HONESTO COM VOCÊ!
9. PLANO B
Se estiver saturado, distraindo-se o tempo todo com TV, Internet, comida… Opte por estudar em outros lugares, como no cursinho ou bibliotecas de escolas e faculdades.
10. EXERCÍCIOS, EXERCÍCIOS!
E mais exercícios!
11. REPROVOU EM 2? EM 3? NÃO DESISTA!
Vai chegar o momento de estar maduro suficiente, tanto emocionalmente (sim, isso também conta), como para o conteúdo dos concursos. Todos têm seu BUM! Tenha calma...concurso público enseja muuuuuita paciência!
12. TENHA UM OBJETIVO
Não adianta estudar para vários tipos de concursos, com matérias diversas. Por exemplo, foque na área fiscal ou de tribunais....são matérias diferentes e ficar mudando só vai fazer perder tempo e não ser bom em nada. Lembre-se: ninguém é bom em tudo!

Comentários

  1. LINDO!
    EXCELENTE A SUA DICA. ACHEI ÓTIMA. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas dicas. Gostei muito das dicas 2, 3, 4 e 5.

    Já passei em alguns concursos públicos e atualmente sou empregado de uma empresa pública federal.

    Também escrevi recentemente em meu blog pessoal um artigo bem semelhante (por pura coincidência também com 12 dicas). Se quiser dê uma passadinha por lá:
    http://aprendendoedivulgando.blogspot.com/2011/08/12-dicas-para-alcancar-aprovacao-em.html

    Valeu...

    ResponderExcluir
  3. ficou bom o conteúdo das dicas.
    parabéns e obrigada.



    Aviso, se Deus quiser, em breve... Quando eu me tornar Analista Judiciário do TRT

    ResponderExcluir
  4. BOAS DICAS. A moça que postou isso foi aprovada no último TRF.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Problema 15 - Lógica - Resolvido - 2011

Problema 16 - Lógica - Resolvido - 2011