Questão resolvida de lógica - Verdades e mentiras

Ana encontra-se à frente de três salas cujas portas estão pintadas de verde, azul e rosa. Em cada uma das três salas encontra-se uma e somente uma pessoa – em uma delas encontra-se Luís; em outra, encontra-se Carla; em outra, encontra-se Diana. Na porta de cada uma das salas existe uma inscrição, a saber:
Sala verde: “Luís está na sala de porta rosa”
Sala azul: “Carla está na sala de porta verde”
Sala rosa: “Luís está aqui”.
Ana sabe que a inscrição na porta da sala onde Luís se encontra pode ser verdadeira ou falsa. Sabe, ainda, que a inscrição na porta da sala onde Carla se encontra é falsa, e que a inscrição na porta da sala em que Diana se encontra é verdadeira. Com tais informações, Ana conclui corretamente que nas salas de portas verde, azul e rosa encontram-se, respectivamente,
a) Diana, Luís, Carla
b) Luís, Diana, Carla
c) Diana, Carla, Luís
d) Carla, Diana, Luís
e) Luís, Carla, Diana
Solução
Observamos facilmente que a Diana não pode estar na sala rosa, pois ela só fala verdade. Logo a Diana só pode estar na sala verde ou azul.
Suponhamos que a Diana esteja na sala azul. Como a Diana fala a verdade, a Carla tem que estar na verde portanto só sobra a sala rosa para o Luís. Temos então um absurdo, pois nesse caso a Carla está falando verdade(o que é impossível). Logo a Diana só pode estar na sala verde. Como a Diana diz verdade temos que o Luís está na rosa e a Carla só pode ficar na azul.
Opção correta C.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Problema 15 - Lógica - Resolvido - 2011

Problema 16 - Lógica - Resolvido - 2011