PROVA RESOLVIDA INSS 2012 - RACIOCÍNIO LÓGICO - PORCENTAGEM

(PROVA INSS – TÉCNICO – FCC 2012) - Temos uma concessionária de carros, e em dezembro um determinado carro A sofreu um aumento de 10% no seu preço, e um outro carro B um aumento  15%, com esses aumento os carros passaram a ter o mesmo preço. Em janeiro o carro A sofreu um desconto de 20% e o carro B de 10%, o carro B passou a ser mais caro que o carro A.  Qual a diferença percentual do carro A para o carro B ? O texto não tá igual mas o raciocínio era esse
a) 13,5%          b) 13%          c) 12,5%          d) 12%          e) 11,5%
Solução

Comentários

  1. Professor Joselias. Acreditamos que sua questão está incompleta. O enunciado correto era "Em janeiro o carro A sofreu um desconto de 20% e o carro B um desconto de 10% sobre os preços de DEZEMBRO...". Sua resolução foi baseada nos preços já reajustados de janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Essa solução é provisória. Não temos o enunciado real, estamos nos baseando nas lembranças dos alunos. Vamos ter que esperar a a publicação da prova para ver se o enunciado era realmente esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Essa eu acertei certeza.
      Sera que tem mais algum blog ou site que resolva as questoes da prova dessa maneira , mas as de direito , portugues e tudo mais ?? Porque ficar ate dia 5 de março esperando é dificil né !!

      Excluir
    3. A prova e o gabarito já estão disponiveis no site da fundação carlos chagas!

      Excluir
  3. se eu nao me engano ele pede no final a relação com o mes de dezembro

    ResponderExcluir
  4. Caro Professor, creio que sua resolução esta incoerente com a questão, pois a questão pede a diferença em cima dos 20% e 10% respectivamente A e B.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus! Se o enunciado for esse mesmo, por que tanta enrolação?
    Se A e B tinham o mesmo valor depois do prmeiro desconto.
    Com o segundo desconto: A ficou 0,8 e B 0,9, diferença de 0,1. Logo, 1/8= 12,5.

    Se esse for realmente o enunciado.

    ResponderExcluir
  6. Caros colegas o meu resultado foi o mesmo porém resolvi da seguinte forma, em Dezembro os carros valiam o mesmo valor, portanto considerei que valessem R$100,00 no mes seguinte com os descontos de 20% em A e 10% em B, cada um passou a valer 80 e 90 respectivamente, aí a resolução foi a mesma 10/80 igual a 0,125 x 100= 12,5%.

    ResponderExcluir
  7. eu respondi 12,5%... mas confesso que fiz tanto cálculo na hora que não sei como cheguei ao resultado... se estiver certo, ótimo!!! acertei mais uma... senão, dancei! rsrs

    ResponderExcluir
  8. Alguém lembra da outa questão, para que o Prof. Joselias possa resolver?

    ResponderExcluir
  9. Professor Joselias
    O desconto foi dado sobre o valor de dezembro, ou seja, antes do Reajuste.

    ResponderExcluir
  10. Questão de Raciocinio logico INSS 2012.
    Um turma de 100 alunos, 63 escrevem a mão direita, 5 não sabem escrever, 25% escrevem com a mão direita e com a esquerda. Ql a procentagem de alunos que escrevem utilizando apenas uma das mãos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa questão... era só separar as mãos
      d 63
      ne 5
      25% dos restante ou 32= 8 as duas mãos
      ficam 24 com a mão esquerda
      63+24= 87 ou 87%

      Excluir
  11. Complementando a Questão acima. Uma turma de 100 alunos, 63 escrevem com a mão direita, 5 nao sabe responder, do restante 25% escrevem com a mão direita e esquera o que sobrou escreve so com a mão esquerda. Qual a porcentagem de alunos que escrevm com uma só das mãos?

    ResponderExcluir
  12. Primeiro tirando os dados do enunciado:
    Total alunos: 100
    Escrita MD: 63
    Não sabe escrever: 5
    Escrita MDeE: 25% do restante (então para saber o restante calculamos 63+5=68 logo 100-68=32 alunos é o restante, mas 25% deste escrevem com MDeE, então 25% de 32 é 8 alunos). Agora é facil, a pergunta quer saber a porcentagem de alunos que escrevem só com uma mão, então novamente fizemos uma subtração 100-63-5-8=24 (24 é o total de alunos que escrevem somente com a ME) Sendo assim pegamos o valor daqueles q escrevem só com a direita (63) e somamos com o valor daqueles q escrevem só com a esquerda (24) o resultado da soma é igual a 87. Então se 100alunos corresponde a 100% da turma, logo 87, corresponde a 87% (percentual esse dos alunos que escrevem somente com uma mão).E aí acertaram?

    ResponderExcluir
  13. Também cheguei neste resultado, questão ok...

    ResponderExcluir
  14. em uma turma havia 100 alunos 63 escreviam com a mão esquerda 5 não sabia escrever 25% dos restantes escreviam com ambas as maos quantos alunos escreviam com apenas uma das maos

    ResponderExcluir
  15. Não consegui terminar a conta, mas o seu raciocínio esta igual ao do professor. Acho que a conta nao está certa.
    Ex.

    A) 90 +10%=100
    b) 85+15% = 100

    Preços iguais. Agora, se é pra fazer o calculo sobre o mes de dezembro, vejamos:

    A) 90x20%-100=82. Logo, de 100 pra 82 foram 18%
    b) 85x10-100=91. Logo, de 100 para 91,5 foram 8,5%.

    18%-8,5%= 10,5%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legenda: 90 (mez de dezembro)X 10% (da redução)- 100 (valor real do produto= 82 valor real de redução

      Excluir
    2. se os valores eram iguais batava supor o valor 100, dar os descontos e dividir 10 por 80, sem muita complicação mesmo resposta 12,5%..

      Excluir
  16. OI AMIGOS. PRECISAMOS REALMENTE CONFIRMAR SE OS ENUNCIADOS ERAM ESSES. MUITOS ALUNOS ESTÃO AFIRMANDO QUE OS ENUNCIADOS ERAM DIFERENTES. QUANDO A FCC PUBLICAR A PROVA VOU VERIFICAR SE OS ENUNCIADOS ESTÃO DE ACORDO COM ELA, E GRAVAREI TODAS AS SOLUÇÕES. BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  17. Achei a questão mal formulada...Eu também entendi que os descontos foram dados antes do primeiro aumento, ou seja, quando o valor de A era diferente de B. E a questão pedia para encontrar o quanto o carro B superava o preço de A, depois do desconto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por que havia o termo, em dezembro, entre virgulas, no final do enunciado da questão, logo depois de ser dito qual o desconto de janeiro.Ou seja, não sei se era uma pegadinha. Mas, isso fez com que gerasse duvidas na questão sobre qual o percentual de B para A. se em Dezembro ou em janeiro.

      Excluir
  18. Acredito lembrar dessa questão, caso alguém se lembre de algo e queira fazer alguma observação:

    João foi casado duas vezes (V)
    João é casado com Maria (V)
    Raul é filho natural de João (V)
    Rita é irmã caçula de Maria (F)
    Maria tem 20 anos (F)

    a partir dessas era para descobrir a verdadeira entre as cinco a baixo (não me lembro a ordem nem os nomes)

    Raul é mais velho que João
    Rita é tia de Raul
    Rita tem mais de 20 anos
    João é mais velho que Maria
    Maria é mais velha que João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde colega, agora eu acabei de tirar a seguinte conclusão ou a sua prova foi diferente da nossa ou eu cometi o mes erro q o nosso colega Rafael e sonhei com essa resposta Raul era filho natural de Luís! Aliá tive tanta certeza disso q foi a primeira questão que eu havia comentado com a minha irmã depois q acabemos de fazer a prova e coincidência ou não foi a mesma resposta que ela achou. Agora será q estamos todos errado ou teve provas diferentes? Pois eu dúvido que tinha provas diferente

      Excluir
    2. Só completando, a resposta era Raul era mais novo que luís. Se eu e o Rafael estivermos errado por favor nos corrija. Obrigado!

      Excluir
    3. Oi Helô, tudo bem? a minha prova tb era igual a tua, só que ao invés de rita era Paula, eu coloquei que a resposta era que João era mais velho que Maria.
      As provas eram diferentes mesmo nas de raciocínio lógico ao menos!!
      Abs.
      Liz:)

      Excluir
  19. a resposta dessa questão acima era que:
    Raul é mais novo que Luis.
    Obs: Pois Raul era filho natural de Luis.

    e sobre a % dos alunos minhas resp foi: 87%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tinha a alternativa "Raul é mais novo que Luiz"

      Excluir
    2. Exatamente, não sei daonde que tiraram essa alternativa.. Essa questão eu tambem fiquei em duvida ate agora.. Mal feita tb ..

      Excluir
    3. tinha sim essa alternativa e era a alternativa E

      Excluir
    4. a minha prova não tinha... tenho certeza disso!

      Excluir
    5. tambem fiz a prova, e tinha sim, Raul e mais novo que Luiz.

      Excluir
    6. Era sobre Dezembro professor, com certeza absoluta...

      Excluir
    7. A outra questão era E, Raul é mais novo que luiz...

      E a outra era 87, como citado acima...

      Excluir
  20. Qual é a questão dessa da porcentagem?

    ResponderExcluir
  21. Gente só uma observação boba minha é muita sacanagem nesse não deixarem trazer a prova pois afinal de contas depois de 3 horas bastante cansativos é claro q não vamos lembrarmos de todas as questões e o qui as bancas querem é exatamente isso. Pra que não falemos a mesma língua é só lembrar da torre de babel. Segundo a narrativa bíblica no Gênesis, foi uma torre construída por um povo com o objetivo que o cume chegasse ao céu, para tornarem o nome do homem célebre. Isto era uma afronta dos homens para Deus, pois eles queriam se igualar a Ele. Deus então parou o projeto, depois castigou os homens de maneira que estes falassem várias línguas para que os homens não se entendessem e não pudessem voltar a construir uma torre com esse propósito.No nosso caso é maldade pura das bancas para dificultar que entremos com recurso em questões mal elaboradas. Pois teriamos poucos argumentos e como cada um fala uma língua no sentido figurado. Maldade muita maldade das bancas!

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, tinhas provas diferentes, na verdade só a ordem das questões estavam alternadas, por exemplo eu questionei uma questão q estava com duas respostas iguais, na minha prova era a questão 29, na prova de outra pessoa era a 31.
    Registramos em ata.

    ResponderExcluir
  23. Procurei encontrar o valor inicial dos veículos antes das variações percentuais. Considerando A e B valendo $100 após o acréscimo de 10% e 15% respectivamente: 1,1*A=100 o que resulta em A=100/1,1; daí A=90,9; e 1,15*B=100 portanto B=100/1,15; assim B=86,95.

    Com os descontos de 20% em A, e de 10% em B, em valores de dezembro, têm-se: A=72,72 e B=78,25.

    A questão pede a diferença entre $72,72 e $78,25 (A e B) em percentagem: $5,53 o que corresponde a aproximandamente 7% de variação.

    Parei aí! Como não havia essa alternativa, chutei a 13,5%. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magno Rocha. Também utilizei o mesmo raciocínio, encontrar o valor inicial, até ai batemos, mas depois eu subtrai a variação de 20% e 10% sobre 100, que era o valor dele em janeiro. assim ficou 81,8 e 91,3. Sendo que a diferença entre eles é de 9,5%, como também não encontrei resposta chutei 11,5%.

      Aguardaremos o gabarito, mas creio que é uma questão que irá gerar grandes discussões...

      Excluir
  24. Minha resp foi a letra E - Raul é mais novo que Luis.

    ResponderExcluir
  25. tinha uma afirmativa que dizia: Raul é filho de Luís (V), Logo Raul é mais novo que Luís.

    ResponderExcluir
  26. Então devem ser diferentes mesmo (qnto aos nomes não me lembro direito o da outra mulher pode ser que seja Paula mesmo)... e não foi mto justo isso, pq é beeem lógico Raul ser mais jóvem que o pai... na minha não tinha essa opção! só as que eu postei acima. =/ muiiito estranho, o pior é não deixarem ficar com a prova.

    ResponderExcluir
  27. PESSOAL A RESPOSTA CORRETA É 12,5%, O INICIO DA QUESTÃO É SÓ P\ ENROLAR A PESSOA, O QUE VALE MESMO É A SEGUNDA PARTE,LEMBRAM-SE QUE ELES DIZIAM QUE DEPOIS DOS REAJUSTES ELES FICAVAM DO MESMO PREÇO,SUPONHAMOS QUE FOSSE 100, 100-20%=80, 100-10%= 90, A DIFERENÇA ENTRE 80 E 90 É 12,5%, ESPERO TER AJUDADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo, se a variação é sobre dezembro, não há que se pensar neste seu calculo...

      Excluir
  28. nem precisava de tanta conta... os caras empurraram uma quiabada com direito a charque e tudo...
    ah... aumentei em 10 e 15 e os valores ficaram iguais... puts. bem se A=B, isso pode ser igual a 100 certo e é o que interessa, dei os descontos cabíveis, ficaram então 80 e 90, diferença 10. divide o restante pelo preço inicial... 10 por 80, como não dá bota um 0 e paga com a virgula, bem padaria mesmo, agora tu tem 100 por 80 da 1 e sobram 20, como houve operação tem direito de outro 0, agora ficou 200 div por 80, da 2... 160 pra 200= 40, como teve operação coloca outro 0 bom 400 por 80 da 5 e zera a quetão ficando 0,125 - BASICO 12,5 /100 = 0,125, POIS O POCENTAGEM E DIVIDIR POR CEM TAGEM.... KKKKKKKKK POR ISSO O SIMBOLO % DUAS BOLINHAS COM UM TRACINHO TONCHINHO PRA DIFERENCIAR DO DIVIDIDO QUE PERDEU AS BOLINHAS E FICOU CAPADINHO... KKKKKK ABS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novamente, o valor da redução é sobre dezembro... você esta calculando sobre o preço de janeiro...

      Excluir
    2. Apenas para compartilhar meu raciocínio, que seguiu a risca o que estava no enunciado...

      valor em janeiro igual ou seja A=B=100
      Para se chegar neste valor, houve um aumento de 10 e 15 % respectivamente, então é necessário encontrar o valor de Dezembro, A= 90,9 e B= 86,95

      Depois houve uma redução de 20 e 10 % sobre o valor de DEZEMBRO, assim, seria 18,18 e 8,695 respectivamente.

      Ou seja, fevereiro teria uma diferença de 100 - 18,18 e de 100 - 8,695 = A = 81,82 B = 91,305

      Assim a diferença será de 9,485%

      Honestamente, vou ler novamente o enunciado, mas se estiver escrito sobre Dezembro, tenho certeza que esta... esta questão deverá ser anulada...

      Excluir
    3. Sem fazer as contas, somente usando o raciocinio; Sua primeira parte do problema esta correta, pois, voc~e encontrou dois valores que 10 % de um e 15% de outro fizessem os preços de ambos ficarem iguais. No entanto: Se eles sofreram 20% e 10% de redução em janeiro. E pede pra calcular o aumento de B em relação a A . Observe que ele não quer o valor em fevereiro. Ele quer saber o percentual de B em relação a A de dezembro. Ou seja -20% e -10% em cima dos preços reajustados de dezembro , que foram esses valores que você achou de 99,9 e 99,9 =A=B. Que você arredondou para 100.

      Excluir
  29. Fiz o cálculo assim:

    90/80 = 1,125
    0,125 x 100 = 12,5%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja esse raciocinio:Dezembro A=90,9+9,09(10%)=99,99
      B = 86,95+13,04(15%)= 99,99.

      Em janeiro: A = 90,99 - 18,18 (-20%)= 72,81
      B = 86,95 - 8,69(-10%)= 78,26

      Diferença de B em relação a A em Dezembro:
      13,04 - 9,09 = 3,95
      Diferença de B em relação a A em janeiro:
      18,18 - 8,68 = 9,49
      Portanto, diferença de B em relação a A de Dezembro para janeiro é:
      9,49 + 3,95 = 13,44 ou seja. Como foi usado resultados com aproximação de 0,01 casas decimias. Podemos arredondar 13,44 para 13,5.
      Que é a alternativa E da prova do tipo B2 - 01
      Pense nesse resultado, veja se esta coerente o raciocínio?

      Excluir
  30. Olá Professor!!!
    Gostaria q o senhor me explicasse onde foi o meu erro no raciocínio desta questão.
    Dezembro => A + 10%A = 1,1A B + 0,15B = 1,15B
    A = B, portanto: 1,1A = 1,15B, ou seja, A = 1,15B/1,1
    Janeiro=> 1,1A - 20%(1,1A)= 0,88A 1,15B - 0,1(1,15B)= 1,035B
    Diferença percentual de B em relação a A seria:
    1,035B - 0,88(1,15B/1,1)=> 1,035B - 0,92B= 0,115 ou seja, 11,5%
    Onde está meu erro?

    ResponderExcluir
  31. Eu fiz de outro jeito que pelo resultado ta errado: calculei quantos % é 80 em relação a 90 e deu 88,88% e depois eu subtrai esse valor de 100% que é igual a 11,11%. Chutei na "E" e me ferrei.

    ResponderExcluir
  32. Amigos que fizeram a prova e tem certeza que pra vocês a prova estava sem tal alternativa, como o meu caso e o da Helô ou que marcaram tal resposta que é a MESMA DADA PELA BANCA, mas estaria em outra letra e qdo saiu o resultado vc perdeu 2 ou mais questões porque na sua prova aquela questão veio em letra diferente, aconteceu comigo, alguém mais?
    Me add lizaslm@hotmail.com
    Abs.
    Liz:)

    ResponderExcluir
  33. Pessoal, por favor me ajudem eu tive sete acertos em conh.gerais e dezenove em conh.especif.como calculo para saber se estou classificado, pois, diz no edital 30% e depois 40% de ambas.nao entendi

    ResponderExcluir
  34. Guina
    Você tem que ter no mínimo 30% de conhecimentos gerais e 30% de específicos, mas o somatórias das questões somadas, tem que dar no mínimo 40%...
    19+7=26
    26/60=0,4333 x 100%= 43,33%
    Então vc alcançou o mínimo necessário pra passar na prova, não pra se classificar, pois pra isso vc tem que estar entre as vagas e o CR de acordo com o limitador.
    Ex: 1 vaga, só 5 aprovam e classificam de acordo com o limitador e todos que ficarem empatados com o 5°.
    Agora vai depender do número de vagas da APS e da média dos seus concorrentes!!
    Boa sorte!!
    Abs.
    Liz:)

    ResponderExcluir
  35. Ô Jesus! como pude esquecer de somar 63+24=87
    Cálculo em prova deixa-me tão doida...que fiz as contas certinha, contei no dedo, tá lá na prova, e marquei 89. Agora! O tal do carro foi, simplesmente, sacanagem!

    ResponderExcluir
  36. Professor preciso de explicação sobre como solucionar as questões:
    Em uma Cia de artigos comestíveis doze funcionários são capazes de preparar 90 cestas em cinco dias de trabalho. A Cia tem de preparar 2310 cestas e tem apenas sete dias de prazo para realizar a tarefa. O número mínimo necesário de funcionários é igual a?

    A alimentação de um cavalo com nível leve de atividade deve conter 70% de fibra e 30% de ração. Segundo essa recomendação, se o cavalo cosumir em um dia 2,7kg de ração deverá concumir de fibra neste mesmo dia?

    ResponderExcluir
  37. ZELIA E MUITO SIMPLES 1º pergunta resposta e: 90 dividido por 12 que e 7,5 divide 7,5 por 5 que e 1,5.deopis divide 2310 por 7 que 330.depois divide 330 por 1,5 que vc tem a resposta que e 220 funcionario. 2º pergunta a resposta retire a virgula de 2,7 e divide por 30, vc vai obter 0,9 depois muliplique 0,9 por 70 que vc tem resposta que e 6,3 ou seja 6kg e 300g.A resposta e:6,3kg de fibra esse cavalo vai consumir.

    ResponderExcluir
  38. Ola. Questão do INSS eu resolvir de uma forma simples e rapida.na pergunta o dois carros passou a ter o mesmo valor,como não foi dado o valor dos carros,então podem dar qulquer valor que resposta serar a mesma ok. eu mesmo coloquei um valor qualquer de 1.000 cada carro,de um eu diminuir 20% restou 800.do outro eu diminuir 10% restou 900.então 900-800=100 enão 800 dividido por 100 e 8.e 100 dividido por 8 e 12,5 A resposta e 12,5.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Problema 15 - Lógica - Resolvido - 2011

Problema 16 - Lógica - Resolvido - 2011