Prova resolvida da Caixa Econômica Federal - CEF - 2012 - MATEMÁTICA FINANCEIRA- GABARITO COMENTADO EM VÍDEO.

Veja a solução comentada da prova de matemática da Caixa Econômica Federal 2012

Comentários

  1. Boa noite professor, um duvida. Na questao 9 , Porque você considerou que o custo operacional é uma prestação ou renda? No meu entendimento, o fluxo de caixa de um projeto é a entrada menos as saídas (, que seriam os custos) . Na verdade, o fluxo de caixa de qualquer projeto de investimento tem sua origem no dre, onde temos na estrutura receita bruta – impostos – CUSTOS – despesas, etc = fluxo de caixa livre que é o que se deve considerar. Então, o que vc calculou nao foi o custo e sim o valor uniforme anual equivalente ( VAUE ) que determina o quanto este investimento lucraria, anualmente, a mais que a respectiva aplicação financeira. 

    ResponderExcluir
  2. O enunciado diz que é uma despesa anual(periódica), como nada foi dito vamos supor que o valor anual é uniforme nos 4 anos. Geramos assim uma renda uniforme, periódica e temporária, além de postecipada.

    ResponderExcluir
  3. Joselias, boa tarde!

    Quero parabenizá-lo pelo método de ensino utilizado por vc. Comprei alguns dvd´s de "Raciocínio Lógico" e quem ministra as aulas nesses discos são vc e + outro professor que não recordo o nome no momento. De qualquer modo os dois são fabulosos no que tange a formatação e abordagem dos assuntos propostos. Abçs e um 2013 fabuloso!

    ResponderExcluir
  4. olá T Santos, vc mencionou que compro dvd do professor joselias. Onde tu compraste esses dvds?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Problema 15 - Lógica - Resolvido - 2011

Problema 16 - Lógica - Resolvido - 2011