Problema 16 - Lógica - Resolvido - 2011

16) (FGV) – Os habitantes de certo país podem ser classificados em políticos e não-políticos. Todos os políticos sempre mentem e todos os não-políticos sempre falam a verdade. Um estrangeiro, em visita ao referido país, encontra-se com 3 nativos, I, II e III. Perguntando ao nativo I se ele é político, o estrangeiro recebe uma resposta que não consegue ouvir direito. O nativo II informa, então, que I negou ser um político. Mas o nativo III afirma que I é realmente um político. Quantos dos 3 nativos, são políticos?
a) Zero                      
b) Um            
c) Dois          
d) Três                      
e) Quatro

Solução
Primeiramente observe que um político nunca fala que ele é político, e que um não político sempre responde que é não político.
Logo, a resposta do primeiro nativo só pode ter sido não político.
Como o segundo nativo informou que o primeiro nativo negou ser um político, então o segundo nativo disse a verdade, portanto, o segundo nativo é não político.
Quanto ao terceiro nativo, temos:
Se o nativo III é político então o nativo I é não político
Se o nativo III é não político então o nativo I é político
Logo, teremos sempre um político.
Resposta: B

Comentários

  1. Não compreendi essa solução, pois existe a possibilidade do Nativo II ser tanto político quanto não político, ou seja, existe a possibilidade de se ter dois políticos.
    Se NI > P - NII > P - NIII > ÑP
    Se NI > ÑP - NII > ÑP - NIII > P
    Procede minha dúvida?
    Grato

    ResponderExcluir
  2. A resposta está no nativo I, como já respondido, o nativo sempre vai negar ser político, Pois um político por ser mentiroso nunca vai assumir ser político, e um não político por falar a verdade sempre vai dizer que não é político também.
    Com isso a resposta no nativo II está correta.

    ResponderExcluir
  3. Quero acreditar que todos são políticos. Porém, ao considerar a convenção, o 1º mentiu e o 2º e o 3º falaram a verdade. Logo, além de político, o 1º também é mentiroso. E, se alguém puder provar o contrário que o faça.. Por favor..!?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Problema 15 - Lógica - Resolvido - 2011